Determinar idade de um peixe.

04-03-2013 16:05

 

Determinar idade de um peixe.
idade de um peixe

Para verificar a idade de um peixe retira-se uma escama de preferência por baixo da barbatana peitoral. Retirar três ou quatro escamas para obter resultados mais exatos.
Lavar a escama com água corrente, mergulhar as escamas em mistura constituída por água e vinagre de cozinha em partes iguais durante cerca de 12 horas.
Após as 12horas, passar por água corrente e enxugar com um pano seco ou papel absorvente deixando secar completamente durante algum tempo até ficar com uma coloração esbranquiçada.
Observando as escamas, consegue-se visualizar anéis concêntricos a partir do centro da escama. Se à vista desarmada não forem visíveis os anéis, pode-se utilizar uma lupa ou outro instrumento ótico de ampliação (lente, microscópio, etc).

Cada espaço com uma zona mais esbranquiçada e opaca e outra maior e mais transparente, constitui um ano de idade. A área mais clara e pequena, corresponde ao período de Inverno em que o crescimento é menor, devido á menor pouca atividade desenvolvida. Os espaços maiores correspondem aos períodos de Verão, com o consequente aumento de actividade e correspondente aumento de crescimento.