Polvo

 

Comum na costa portuguesa, com um corpo curto e flácido, pois, ao contrário de outras espécies mais ou menos semelhantes, não possui esqueleto rígido (concha interna, como a lula ou o choco). 

 

O corpo possui um manto largo, sem barbatanas, com oito tentáculos (braços) cinco a seis vezes maiores que o corpo - os tentáculos são cobertos de ventosas na superfície interna e tem a particularidade de conseguir mudar de cor para se confundir com o ambiente.

 

Quando se sente ameaçado liberta um jacto de tinta (sepia) que se encontra armazenada na bolsa do ferrado  e desloca-se deslizando pelo fundo ou por movimentação "a jacto"- expele a água através de um sifão. Terrível caçador, prefere viver em profundidades até aos 120 metros, embora possa ser encontrado a profundidades superiores.

 

É um animal com uma visão muito apurada e com uma inteligência superior (comparável à do cão).

 

 

Pode atingir um peso superior aos 15 quilos e é pescado com armadilhas, por arrasto, por mergulhadores ou com polveira de haste e ponta curva - no entanto também acontece virem agarrados ao anzol quando se pesca à cana ou à mão.